quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Telemarketing é uma das ferramentas de marketing!


Algumas pessoas odeiam quando se fala em telemarketing, ninguém quer ouvir sobre o assunto. As vagas de estágios são imensas, mas vamos entender um pouco mais sobre esse trabalho tão expressivo e lucrativo?

Telemarketing, termo inglês criado por Nadji Tehrani em 1982, designa a promoção de vendas e serviços via telefone. Atualmente, o termo foge deste escopo, ao abranger também a telecobrança (cobrança via telefone), atendimento ao consumidor e o suporte técnico. Pode-se dizer que o telemarketing é um "atendimento telefônico comercial ou não padronizado" que segue certos roteiros (scripts) de atendimento.
Na atualidade o telemarketing é, em empresas especializadas, praticado em grandes ambientes denominados callcenters ou centrais de atendimento. Nos anos 80 o telemarketing expandiu-se para outras áreas no Brasil, inclusive a política, quando um consultor em marketing chamado Mauro Ferreira introduziu-o pela primeira vez, isto aconteceu mais precisamente na campanha para vereador e prefeito no Rio de Janeiro em 1988, isto pode ser certificado com que tenha acesso a Câmara do Rio de Janeiro, ou com quem tenha participado da campanha do ex-vereador Nestor Rocha neste ano. A partir desta data foi se desenvolvendo e hoje se tornou uma das mais poderosas armas numa campanha política.

Fonte: www.wikipedia.com

Um grande abraço,
David Rogério

Nenhum comentário: